Caravana debate desafios e incentiva participação feminina na política
O evento contou com a participação das deputadas Luciane Carminatti e Dirce Heiderscheidt

A Caravana de Inclusão da Mulher na Política reuniu, nesta quinta-feira (3), lideranças políticas, assessores e a comunidade em Chapecó, na sede da Acamosc (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina). O evento, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Acamosc e a Câmara de Vereadores de Chapecó, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, teve como foco ampliar o debate sobre a representatividade feminina e incentivar a participação de mulheres na política.
Pela manhã, uma mesa-redonda reuniu parlamentares para compartilhar experiências e desafios da atuação feminina no cenário político. Participaram as deputadas estaduais Dirce Heiderscheidt e Luciane Carminatti, a vereadora de Saudades, Eliamar Corradi, e a presidente da UVESC (União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina), Marcilei Vignatti.
A vereadora Marcilei destacou que as mulheres ocupam apenas 19% das cadeiras nas Câmaras Municipais de Santa Catarina. “Somos vitoriosas e protagonistas, mas ainda distantes do que almejamos. Espaços como esse são essenciais para reflexão e qualificação, permitindo que ampliemos nossa representatividade”, afirmou.
À tarde, a tenente-coronel da PM Naíma Huk Amarante ministrou a palestra “Homens e Mulheres Desconstruindo Mitos”, abordando estereótipos e preconceitos de gênero. Na sequência, a vereadora de Chapecó, Ediane Folle, apresentou o case da implantação da Procuradoria da Mulher no município, destacando seu papel na defesa dos direitos femininos e no combate à violência de gênero. “Lanço o desafio para que mais municípios criem suas Procuradorias da Mulher. Essa representatividade é essencial”, incentivou.
A deputada Dirce Heiderscheidt reforçou que a presença feminina na política ainda enfrenta desafios, mas tem avançado. “Precisamos engajar mais mulheres, capacitá-las e fortalecê-las. Não queremos apenas cumprir cotas, mas ocupar espaços de protagonismo”, destacou.
O evento ressaltou a urgência de ampliar a presença feminina nos espaços de poder e fortalecer o diálogo sobre equidade de gênero na política. “Precisamos disputar espaço dentro dos partidos, mapear mais mulheres e trazê-las para a política”, reforçou a deputada Luciane Carminatti.