Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Caravana debate desafios e incentiva participação feminina na política

O evento contou com a participação das deputadas Luciane Carminatti e Dirce Heiderscheidt

Fabiano Rambo
Por Fabiano Rambo
03/04/2025, 19:48
Atualizado há cerca de 21 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
 Caravana de Inclusão da Mulher na Política esteve em Chapecó nesta quinta (3) Caravana de Inclusão da Mulher na Política esteve em Chapecó nesta quinta (3)

A Caravana de Inclusão da Mulher na Política reuniu, nesta quinta-feira (3), lideranças políticas, assessores e a comunidade em Chapecó, na sede da Acamosc (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina). O evento, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Acamosc e a Câmara de Vereadores de Chapecó, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, teve como foco ampliar o debate sobre a representatividade feminina e incentivar a participação de mulheres na política.

Pela manhã, uma mesa-redonda reuniu parlamentares para compartilhar experiências e desafios da atuação feminina no cenário político. Participaram as deputadas estaduais Dirce Heiderscheidt e Luciane Carminatti, a vereadora de Saudades, Eliamar Corradi, e a presidente da UVESC (União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina), Marcilei Vignatti.

A vereadora Marcilei destacou que as mulheres ocupam apenas 19% das cadeiras nas Câmaras Municipais de Santa Catarina. “Somos vitoriosas e protagonistas, mas ainda distantes do que almejamos. Espaços como esse são essenciais para reflexão e qualificação, permitindo que ampliemos nossa representatividade”, afirmou.

À tarde, a tenente-coronel da PM Naíma Huk Amarante ministrou a palestra “Homens e Mulheres Desconstruindo Mitos”, abordando estereótipos e preconceitos de gênero. Na sequência, a vereadora de Chapecó, Ediane Folle, apresentou o case da implantação da Procuradoria da Mulher no município, destacando seu papel na defesa dos direitos femininos e no combate à violência de gênero. “Lanço o desafio para que mais municípios criem suas Procuradorias da Mulher. Essa representatividade é essencial”, incentivou.

A deputada Dirce Heiderscheidt reforçou que a presença feminina na política ainda enfrenta desafios, mas tem avançado. “Precisamos engajar mais mulheres, capacitá-las e fortalecê-las. Não queremos apenas cumprir cotas, mas ocupar espaços de protagonismo”, destacou.

O evento ressaltou a urgência de ampliar a presença feminina nos espaços de poder e fortalecer o diálogo sobre equidade de gênero na política. “Precisamos disputar espaço dentro dos partidos, mapear mais mulheres e trazê-las para a política”, reforçou a deputada Luciane Carminatti.

Relacionadas:

Ouça ao vivo