A Justiça Eleitoral já trabalha intensamente na organização das eleições de 2026, quando os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Ao todo, serão cinco cargos e seis votos no pleito marcado para o dia 4 de outubro. Em entrevista ao programa Radar da RCO, nesta quinta-feira (12), a chefe do Cartório Eleitoral de Pinhalzinho, Greyce Lask Mahl, destacou que o prazo mais importante para o eleitor é 6 de maio.
Segundo ela, essa é a data limite para que jovens façam o primeiro título, para que eleitores regularizem inscrições canceladas, atualizem dados ou solicitem transferência de domicílio eleitoral.
“É uma data de corte para a Justiça Eleitoral. O eleitor precisa estar em dia até 6 de maio para poder exercer o voto em outubro”, reforçou.
Quem já possui biometria cadastrada pode realizar revisão e transferência pela internet. Já o jovem que vai solicitar o primeiro título precisa comparecer presencialmente ao cartório para coleta biométrica. Além do atendimento no cartório, os serviços também podem ser feitos pela internet e, em Santa Catarina, por meio da Supercentral de Atendimento, que permite que o eleitor seja atendido em qualquer município do estado.
Greyce também alertou para quem deseja transferir o domicílio eleitoral. O pedido também deve ser feito até 6 de maio. Ela lembrou ainda que eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas podem ter o título cancelado e precisam regularizar a situação dentro do mesmo prazo para evitar impedimentos no pleito.
Outro desafio para 2026 será a reorganização dos locais de votação em Pinhalzinho. A Escola Marcolino Eckert, maior local de votação do município, passará por reforma pelos próximos três anos. Com isso, a Justiça Eleitoral já iniciou estudos para redistribuir os eleitores em outras escolas aptas a receber as seções eleitorais, garantindo comodidade e organização no dia da votação.
A chefe do cartório eleitoral de Pinhalzinho destacou que ainda neste mês de fevereiro serão realizadas visitas técnicas nos locais que podem receber as urnas. Segundo ela, assim que definido haverá uma ampla divulgação para que os eleitores possam saber onde devem ir votar.
Ela também destacou que já iniciou o contato com mesários que atuaram nas eleições de 2024 para verificar quem deseja continuar colaborando. A adesão, segundo ela, tem sido positiva, inclusive com grande número de voluntários em Pinhalzinho. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail zona066@tre-sc.jus.br ou pelo WhatsApp (49) 98806-1055.
Sobre as seções no interior dos municípios da zona eleitoral, Greyce informou que algumas podem passar por ajustes após vistorias previstas para o fim de fevereiro. A intenção é manter as urnas em comunidades com número significativo de eleitores, embora locais com menos de 100 votantes estejam sendo reavaliados por questões estruturais. Todas as definições serão divulgadas oficialmente após a conclusão dos estudos.




