
Uma pesquisa realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 73 % dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala de trabalho 6x1, desde que a alteração não resulte em redução salarial para os trabalhadores. O levantamento ouviu 2.021 pessoas com 16 anos ou mais em todas as 27 unidades da Federação entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95 %.
No cenário geral, quando a questão salarial não é mencionada, 63 % dos entrevistados se mostraram favoráveis ao fim da escala, enquanto 22 % se posicionaram contrários à mudança. Ao serem questionados sobre a manutenção do salário, o apoio aumentou em 10 pontos percentuais, alcançando 73 % da população.
O levantamento evidenciou que apenas 28 % dos brasileiros apoiam a extinção da escala 6x1 mesmo se isso implicar uma redução no salário, indicando que a preservação da renda é um fator decisivo na posição da população. Além disso, 84 % dos entrevistados defendem que os trabalhadores tenham pelo menos dois dias de folga por semana.
Apesar do amplo apoio popular, apenas 12 % da população afirmaram entender bem o que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do tema realmente implica, apontando uma lacuna no conhecimento público sobre os detalhes da proposta.
A PEC que prevê o fim da escala 6x1 foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para análise, e deve seguir para uma comissão especial antes de ser votada em plenário. A pauta é considerada uma das prioridades do atual governo no ano eleitoral.
Especialistas e lideranças políticas defendem que a mudança pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, mas críticos alertam para possíveis impactos econômicos e desafios na adaptação das empresas a uma jornada de trabalho reconfigurada.



