
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, do Ministério Público, deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) duas ações simultâneas contra grupos criminosos com atuação no Oeste do estado.
A nova etapa da 5ª fase da Operação Sodalitas Finis – Casa de Pedra resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram nos municípios de Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada e Blumenau, em Santa Catarina, além de Cascavel, no Paraná.
Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de drogas. Paralelamente, o GAECO também deflagrou a investida chamada de Bow Tie, que teve como alvo uma advogada investigada por suspeita de envolvimento com integrantes da organização criminosa.
De acordo com a investigação, a profissional é suspeita de utilizar indevidamente suas prerrogativas para realizar a chamada “sintonia”, levando e trazendo informações entre pessoas presas e integrantes que estão em liberdade.
O nome Bow Tie faz referência a um tipo de nó de gravata. No jargão carcerário, o termo é utilizado para se referir a profissionais do Direito.