
Um projeto encaminhado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), à Assembleia Legislativa (Alesc) no dia 2 de fevereiro vem gerando grandes debates, principalmente no setor empresarial. A proposta prevê a criação de um novo feriado estadual em 25 de novembro, data dedicada a Santa Catarina de Alexandria, que dá nome ao Estado.
Na justificativa enviada ao Parlamento, o governo sustenta que a medida ultrapassa a dimensão religiosa e representa também o reconhecimento de um marco histórico e cultural para Santa Catarina. O texto afirma que a iniciativa é “medida legítima, adequada e alinhada à valorização da história e da identidade do povo catarinense”.
O tema deve ser debatido nas comissões permanentes da Alesc antes de seguir para votação em plenário. Se aprovado ainda em 2026, o novo feriado cairá em uma quarta-feira, ampliando para quatro o número de feriados no mês de novembro. Neste ano, apenas o dia 15 de novembro, Proclamação da República, será em final de semana, especificamente em um domingo.
A tramitação do projeto deve intensificar o debate entre a valorização histórica e cultural defendida pelo Executivo e os possíveis reflexos econômicos apontados por representantes do setor produtivo catarinense.




