SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
16
16ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Saúde

Cuidados com os pets em dias de calor: veterinária deixa orientações 

Atenção dos tutores são fundamentais para garantir o bem-estar dos pets e prevenir problemas relacionados ao calor excessivo

Gilmar BortesePor Gilmar Bortese
13/02/2025 14:14Atualizado há 7 meses
WhatsappFacebook
Cuidados com os pets em dias de calor: veterinária deixa orientações 
Especialista indica cuidados essenciais com os animais domésticos em onda de calor (Foto: carinhodebicho)

Com o aumento das temperaturas no verão, os animais de estimação também são afetados pelo calor intenso. Assim como os seres humanos, os pets precisam de cuidados especiais para garantir que não sofram com as altas temperaturas. Para evitar problemas de saúde, com a onda de calor, a veterinária Ana Silva, repassou algumas orientações para manter os bichinhos seguros e confortáveis durante os dias quentes.

“Até nós estamos sofrendo com o calor e eles também sofrem com o calor intenso. Nesse período não se deve ir passear com eles em horários mais quentes, pois, o asfalto é muito quente e as patinhas queimam. Oriento colocar pedras de gelo na água deles e oferecer frutas”. 

Hidratação é a Chave

A hidratação é o principal fator para evitar que os animais sofram com o calor. É fundamental garantir que o pet tenha acesso contínuo a água fresca e limpa. 

Evite Passeios nos Horários de Pico

Durante o calor intenso, os passeios devem ser feitos em horários estratégicos, como pela manhã cedo ou no final da tarde, quando a temperatura está mais amena. 

Publicidade

Proteção Solar é Necessária

Embora os cães e gatos não precisem de protetor solar em todo o corpo, áreas expostas ao sol, como o focinho e as orelhas, devem ser protegidas. 

Ambiente Fresco e Confortável

Em casa, é importante oferecer um ambiente fresco e ventilado para o animal. 

Atenção ao Comportamento dos Animais

Os tutores devem estar atentos a sinais de desconforto nos pets. 

Com estas simples, mas eficazes orientações, é possível manter os animais de estimação saudáveis e felizes durante os dias de calor intenso. O carinho e a atenção dos tutores são fundamentais para garantir o bem-estar dos pets e prevenir problemas relacionados ao calor excessivo.