
Uma morte por hantavírus foi confirmada em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A vítima é um homem de 28 anos, sem comorbidades. A confirmação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 23, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a Dive.
O exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, confirmou a doença. Segundo a Dive, o paciente teve contato com urina de rato. A morte ocorreu no dia 15 de setembro.
A hantavirose é uma doença infecciosa grave, transmitida por roedores silvestres. A principal forma de contágio ocorre pela inalação de poeira contaminada com urina, fezes ou saliva dos animais.
Entre os sintomas estão febre, tosse seca, dor no corpo, dor de cabeça, náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal e torácica, suor e vertigem. Este é o segundo óbito por hantavirose registrado em Santa Catarina neste ano.
O outro caso ocorreu em Rio do Campo, no Vale do Itajaí. A doença é registrada no estado desde 1999.