PublicidadeTaça RCO

Pinhalzinho registra primeiro caso de dengue em 2024

Criança de 11 anos contraiu a doença no município

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
12/01/2024, 14:19
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Criança com 11 anos é diagnosticada com dengue  (Foto: Divulgação/NIAID/ND)Criança com 11 anos é diagnosticada com dengue (Foto: Divulgação/NIAID/ND)

Nesta semana, o município de Pinhalzinho registrou o primeiro caso de dengue. A doença foi confirmada em uma criança de 11 anos, que mora no Bairro Maria Terezinha. Conforme a Secretaria de Saúde, a criança não se deslocou para outras áreas de transmissão, ou seja, se trata de caso autóctone - contraiu a doença no município.  

A investigação epidemiológica apurou aonde o paciente circulou nos 15 dias antes dos sintomas e quando a criança já estava com a doença. O garoto circulou pelos Bairros Maria Terezinha, Bairro Santo Antônio e São José. "Essa informação é importante, pois pode ter se infectado em qualquer um destes bairros e também poderão aparecer novos casos", explica o responsável pela dengue Claudir Kollet. 

Os profissionais pedem atenção especial aos moradores destes bairros, no sentido de procurarem o serviço de saúde em caso de sintomas da doença como: febre, fraqueza, dor de cabeça, dor nos olhos, náuseas, dor nas costas, entre outros; bem como realizar a limpeza e eliminação de criadouros evitando a proliferação de mosquitos infectados e a disseminação da doença.

Com objetivo de eliminar mosquitos adultos na região, a partir das 17 horas desta sexta (12), será realizado o FUMACÊ na região próximo a ABB no Bairro Santo Antônio, próximo ao posto de saúde do Bairro São José e praticamente em todo o Bairro Maria Terezinha. "É importante manter portas e janelas abertas durante o período para melhor eficácia do produto", ressalta Claudir. 

 

Relacionadas: