PublicidadeTaça RCO

Suspeita de dengue? Busque uma UBS para atendimento 

Além do teste, profissionais da saúde trabalham com o bloquei de transmissão 

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
04/03/2024, 17:19
Atualizado há cerca de 2 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Secretária da Saíde pede que poopulação busque atendimento médico em caso de sintomas  (Foto: Governo do ES)Secretária da Saíde pede que poopulação busque atendimento médico em caso de sintomas (Foto: Governo do ES)

Sintomas como dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, nas articulações ou febra alta são sinais clássicos de dengue. A Vigilância Epidemiológica de Pinhalzinho orienta a população a buscar por atendimento médico em caso destes sintomas. Assim como em outros municípios os casos começaram a aumentar em Pinhalzinho, principalmente por conta da infecção do mosquito. 

A responsável pela vigilância, Ivanete Althaus, lembra que as pessoas não devem se automedicar e sim buscar o atendimento especializado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

“O nosso alerta sempre foi para os riscos dos casos graves. Através de bloqueios conseguimos bloquear a transmissão no ano passado, mas agora é uma nova situação e não sabemos qual o tipo de dengue está circulando por aqui. A pessoa que já contraiu a doença, se pegar novamente tem uma chance maior de evoluir para a gravidade. Tendo os sintomas da doença, nunca se automedique, procure uma unidade de saúde. Recomendamos ingerir muita água e utilizar repelentes para evitar que mais mosquitos se infectem”, recomenda a profissional. 

Relacionadas: