
A Polícia Militar de Santa Catarina apreendeu um carregamento de aproximadamente 120 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação aconteceu durante a Operação Protetor, do Ministério da Justiça, em Abelardo Luz, na divisa entre Santa Catarina e Paraná.
Como aconteceu a abordagem
O veículo abordado era um caminhão Ford Cargo 1519, registrado em Osasco/SP, equipado com implemento de coleta de leite, usado para disfarçar a carga ilegal. O caminhão era conduzido por um homem de 28 anos. A abordagem ocorreu na SC-155, no trevo com a PRC-280.
Segundo a PM, o uso do disfarce é considerado inusitado e estratégico, permitindo que cargas ilegais passem despercebidas em rotas de fiscalização. Após a descoberta, veículo, carga e motorista foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Chapecó.
O país vizinho é apontado como uma das principais fontes de produtos ilegais que chegam ao Brasil. O uso de veículos de carga para mascarar grandes quantidades de produtos ilegais é uma prática conhecida, mas o tamanho da carga apreendida chamou atenção das autoridades.