
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina incorporou, nesta quarta-feira (24), 56 novos caminhões de combate a incêndio e resgate. Esta é a maior entrega de viaturas já realizada na história da corporação, que se aproxima de completar 100 anos.
A solenidade ocorreu no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e contou com a presença do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm. O investimento total é de R$ 76,6 milhões e contempla 14 Auto Tanques (ATs) e 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTRs), veículos considerados fundamentais na resposta a ocorrências de emergência em todo o estado.
Segundo o comandante-geral, coronel Fabiano de Souza, a entrega faz parte de um processo mais amplo de modernização da corporação. Entre 2023 e 2025, foram investidos cerca de R$ 169 milhões na aquisição de 336 novas viaturas. Para 2026, estão previstos mais R$ 88 milhões destinados à renovação da frota pesada, incluindo caminhões de combate a incêndio, autoescadas e autotanques.
Mais agilidade no atendimento
As novas viaturas contam com sistemas modernos, maior capacidade operacional e tecnologias que aumentam a eficiência e a segurança dos bombeiros durante os atendimentos. O plano estratégico prevê ainda a renovação periódica da frota, com caminhões de combate a incêndio substituídos a cada 15 anos e demais veículos a cada cinco anos.
Fundado em 1926, a corporação chega ao centenário passando por um dos maiores ciclos de modernização de sua história, com ampliação de estrutura, tecnologia e capacidade de resposta em todas as regiões de Santa Catarina.