Assistência Social de Pinhalzinho participam de seminário internacional
Conforme a secretaria, desde 1991, 130 crianças e adolescentes já foram acolhidas no município
Os profissionais da Secretaria de Assistência Social de Pinhalzinho participam nesta semana de um seminário internacional de Acolhimento Familiar, realizado em Campinas - SP. A assistente social Ivone Orço e a psicóloga Liamara Wagner representaram o município no evento, na qual tiveram a oportunidade de relatar sobre a experiência da modalidade de Família Acolhedora na Capital da Amizade. O simpósio internacional teve a participação de representantes do Brasil, Inglaterra, Espanha, França, Portugal e Argentina, contando com mais de 70 palestras.
Ivone disse que muitos municípios ainda não têm o trabalho implantado e agora vão usar Pinhalzinho como referência na implantação da modalidade de Família Acolhedora.
“Nós, enquanto Pinhalzinho, um município pequeno, mas com uma experiencia muito grande na questão do acolhimento familiar, estivemos lá e contribuímos para que todos os municípios implantem esse trabalho. Vão usar a nossa experiencia e usar nosso município como referência na implantação dessa modalidade. Foi uma honra participar de um evento desse nível”.
A psicóloga Liamara explica que Pinhalzinho possui o serviço de acolhimento em Família Acolhedora, com a única modalidade para acolhimento para crianças e adolescentes. A primeira criança acolhida foi em 1991. “Durante esses 31 anos, Pinhalzinho já acolheu 130 crianças e adolescentes e hoje contamos com uma equipe técnica para a execução do serviço, além de seis famílias cadastradas para receber essas crianças, em situação de risco. Sempre necessitamos de famílias acolhedores e estamos abertos a quem tiver interesse em buscar informações”.