PRF busca garantir o uso do cinto; inclusive no banco traseiro

Quem não utilizar, pode levar uma multa de R$ 195,23 e o motorista perde 5 pontos na CNH

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
14/11/2024, 14:30
Atualizado há 28 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Operação do "feriadão" já começou em Santa Catarina (Foto: PRF)Operação do "feriadão" já começou em Santa Catarina (Foto: PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu o pontapé inicial nesta quarta-feira (14) para a Operação Proclamação da República, com o objetivo de garantir que ninguém "escape" sem o cinto de segurança durante o feriadão. E, claro, a vigilância vai ser pesada: as fiscalizações vão ser intensas até o final do domingo (17).

Atenção para os números alarmantes:

  • Santa Catarina: entre janeiro e setembro de 2024, a PRF já aplicou mais de 8 mil multas por não uso do cinto. E não pense que em 2023 foi menos: foram mais de 11 mil flagrantes;
  • Acidentes e vítimas: até setembro de 2024, 43 mortos e 180 feridos pela falta do cinto. Em 2023, os números não ficaram muito atrás: 45 mortos e 226 feridos;

Por que o cinto de segurança é tão importante?

Em uma colisão a 80 km/h, o impacto é tão forte que o corpo "voa" para frente, podendo atingir o painel, o vidro ou até o banco da frente. As lesões são severas: fraturas, lesões internas e até traumatismos cranianos. Mas, se você está de cinto, as chances de sobreviver aumentam entre 45% e 50%! E para quem vai no banco de trás? O risco de morte cai em 25%.

Fica a dica: O cinto de segurança não é só para motoristas! Ele é obrigatório para todos, inclusive os passageiros dos bancos traseiros. Quem não usar, leva uma multinha de R$ 195,23 e perde 5 pontos na CNH. Fique atento, ou o bolso vai sentir.

A PRF também vai controlar os "grandões" nas estradas: Para melhorar o fluxo nas rodovias e aumentar a segurança, haverá restrições ao tráfego de veículos longos (caminhões e afins) em horários específicos.

  • Quinta-feira (14): das 16h às 22h;
  • Sexta-feira (15): das 6h às 12h;
  • Domingo (17): das 16h às 22h;

Curiosidade:

A última vez que a PRF fez a Operação Proclamação da República foi em 2021. Mas, naquela época, o feriado caiu em uma segunda-feira, e o país ainda estava em restrições devido à pandemia. Desde então, o feriado tem caído em dias úteis isolados, e as ações foram ficando mais espaçadas.

Relacionadas:

Ouça ao vivo