
A entrada em vigor de novas regras da reforma tributária em janeiro de 2027 exige planejamento dos micro e pequenos empresários. Nesta sexta-feira (30), termina o prazo para escolher o recolhimento do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) pelo regime regular, além de regularizar pendências que impediram a adesão ao Simples Nacional.
A opção pelo Simples para 2027 terminou em 15 de outubro. Empresas que tiveram o ingresso impedido por irregularidades fiscais ou cadastrais ainda podem resolver as pendências até sexta-feira (30).
O Simples Nacional é um regime simplificado destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Com a reforma tributária, os negócios poderão permanecer nessa modalidade e, ao mesmo tempo, optar pelo recolhimento do IBS e da CBS pelo regime regular.
Essa escolha pode influenciar os custos e a competitividade das empresas, especialmente daquelas que vendem para outras empresas, devido às regras de geração e aproveitamento de créditos tributários. Por isso, a decisão deve considerar fatores como perfil dos clientes, fornecedores, formação de preços e fluxo de caixa.
Quem não optar pelo regime regular no prazo permanecerá, no primeiro semestre de 2027, com o IBS e a CBS dentro da sistemática do Simples Nacional. Uma nova oportunidade de escolha será aberta entre 1º e 31 de março, com efeitos para o segundo semestre.
As empresas que já estão no Simples, em regra, não precisam solicitar novamente a permanência no regime, mas devem verificar a situação fiscal para evitar problemas no próximo ano.
Também está previsto um período entre 3 de novembro e 20 de dezembro para desistir das opções realizadas. A mudança no calendário busca dar mais previsibilidade aos negócios durante a transição para o novo sistema tributário.











