
Santa Catarina alcançou um novo patamar de engajamento na educação pública ao registrar 93% de participação dos estudantes no SAEB 2025, o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O índice, levantado internamente pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), representa um salto de 17,62 pontos percentuais em relação a 2023, quando a taxa foi de 75,38%.
O avanço é reflexo do fortalecimento da cultura de avaliação e do compromisso das escolas com o acompanhamento da aprendizagem. Os números divulgados se referem somente à participação dos estudantes, enquanto as notas de desempenho serão conhecidas em 2026. O SAEB, que é aplicado pelo Inep, orienta políticas públicas, diagnósticos pedagógicos e investimentos educacionais.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que o resultado é fruto de um trabalho coletivo e contínuo. Segundo ela, o engajamento crescente demonstra que a prioridade dada à educação pela gestão estadual tem mobilizado professores, equipes escolares, estudantes e famílias, fortalecendo o acompanhamento pedagógico em toda a rede.
O crescimento foi registrado de forma uniforme em todas as regiões, com destaque para a expressiva evolução de municípios como Tubarão, Criciúma, Quilombo, Joinville e Florianópolis, que praticamente dobraram ou até triplicaram seus índices de participação. CREs como Itapiranga, São Lourenço do Oeste, Ituporanga, Dionísio Cerqueira, Xanxerê, Campos Novos e Araranguá atingiram alguns dos maiores percentuais do Estado, superando 95%.
Com polos estratégicos como Blumenau, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Mafra e São Bento do Sul ultrapassando 92% de participação, Santa Catarina demonstra avanço estruturado, amplia a presença dos estudantes nas avaliações nacionais e consolida uma gestão educacional orientada por dados e focada no futuro da aprendizagem.







