
















O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo a taxa próxima à do ano passado, que foi de 26,6%. O índice também ficou abaixo dos verificados em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de inscritos estavam habilitados para participar da aplicação.
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (9). Ele destacou ainda que a aplicação ocorreu de forma tranquila em todo o país.
Apesar disso, 3.240 candidatos foram eliminados por diferentes irregularidades. Entre os motivos apontados pelo ministro estão descumprimento de orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, saída do assento fora do horário permitido, porte de equipamentos eletrônicos e retirada do caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova.
O gabarito oficial do primeiro dia deve ser divulgado na próxima quinta-feira (13). Segundo Camilo Santana, o Enem foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o trabalho de mais de 300 mil pessoas envolvidas na logística e apoio operacional.
No domingo, os participantes responderam a 90 questões objetivas das áreas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias — incluindo língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação — além da redação.
O tema escolhido para a redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, divulgado pelo ministro por meio da rede social X.
O segundo dia de provas do Enem 2025 está previsto para o próximo domingo (16).