
A tendência de baixa renovação da Câmara dos Deputados nas Eleições 2026, apontada por levantamento feito pelo UOL, também se repete em Santa Catarina. Dos 16 deputados federais que atualmente representam o Estado, 14 estão concorrendo novamente a uma cadeira na Câmara, enquanto apenas dois deixaram a disputa para buscar outros caminhos na eleição deste ano.
O percentual catarinense é ainda maior que o registrado nacionalmente. Enquanto aproximadamente 84,8% dos deputados federais do país tentam a reeleição, em Santa Catarina o índice chega a 87,5%, considerando os 14 parlamentares que buscam permanecer no cargo.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina contabilizou 229 candidaturas a deputado federal registradas no Estado para as Eleições 2026.
Os 14 deputados federais que buscam a reeleição são:
Uma das principais mudanças na bancada catarinense está no PL. A deputada Carol De Toni não concorre novamente à Câmara e disputa uma das duas vagas de Santa Catarina no Senado Federal.
Ela foi oficializada na chapa majoritária liderada pelo governador Jorginho Mello (PL), que busca a reeleição ao Governo do Estado. Carol De Toni concorre ao Senado ao lado de Carlos Bolsonaro (PL).
O outro deputado que não busca a reeleição é Carlos Chiodini (MDB). Ele foi oficializado como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por João Rodrigues (PSD).
A composição reúne PSD, MDB e a Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP. Para o Senado, a chapa tem Esperidião Amin (PP), que busca a reeleição, e Antídio Lunelli (MDB).
O movimento observado em Santa Catarina está alinhado ao cenário nacional. Levantamento do UOL aponta que cerca de 85% dos atuais deputados federais brasileiros estão tentando a reeleição. Dos 513 integrantes da Câmara, pelo menos 434 registraram candidatura para permanecer no cargo, enquanto outros parlamentares optaram por disputar vagas no Senado ou cargos no Executivo.
O número de 2026 fica próximo do recorde registrado em 2022, quando 446 deputados, ou 86,94% da Câmara, concorreram novamente ao cargo. Em Santa Catarina, entretanto, o índice de 87,5% é ligeiramente superior ao percentual nacional daquele ano.
A diferença está no histórico recente de renovação da bancada catarinense. Em 2022, oito dos 16 deputados federais eleitos foram reeleitos, enquanto os outros oito chegaram pela primeira vez à Câmara. Já em 2018, somente cinco dos atuais parlamentares conseguiram renovar seus mandatos, o que representou uma renovação de quase 70% das cadeiras.











