VÍDEO - Estudantes acompanham julgamento de olho no futuro profissional

Priscila, Laura e Anna reforçam emoções diferentes em cada caso

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
16/08/2024, 14:00
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Acadêmicas estão sempre de olhos e ouvidos atentos nos júris (Foto: Henrique Paulo Koch)Acadêmicas estão sempre de olhos e ouvidos atentos nos júris (Foto: Henrique Paulo Koch)

O júri na cidade de Modelo nesta quinta-feira, dia 15, registrou um público diferente na plateia. Os trabalhos foram acompanhados pelos olhos e ouvidos atentos dos alunos do curso de Direito. 

A atividade serviu para auxiliar no processo de escolha profissional, além de demonstrar a importância da participação da sociedade em julgamentos populares.

Da manhã até a tarde, eles puderam estar próximos de todo o ritual, desde o sorteio dos jurados, participação de testemunhas, interrogatório do réu, debate entre acusação e defesa e coordenação dos trabalhos pelo magistrado.

A estagiária Anna Marins, ressalta que o momento é de reflexão. “Você vê de fora a situação que matou uma pessoa, mas quando entra na história, o choro, as alegações de defender a própria vida e da família, eu acho que eu mais levo, ter empatia e não olhar com preconceito para quem cometeu um erro, pois não sabemos como é estar passando por essas emoções”, ressalta.

A acadêmica Laura Pegoraro disse estar extremamente agradecida pela oportunidade de acompanhar os trabalhos feitos no julgamento. “Então no júri nos colocamos na pele dos envolvidos, sentimos várias emoções”, conta.

Para a estudante Priscila Padilha, esse tipo de atividade aproxima os jovens acadêmicos e apresenta a eles um universo de possibilidades na área criminal. “Acho muito importante ter esse acompanhamento e poder viver a prática é necessário para todos nós”, frisou.

Para que uma sessão ocorra, diferentes pessoas são envolvidas, desde aqueles que atuam diretamente, forças de segurança e tecnologia, até os que cuidam da parte administrativa. 

Relacionadas: