
O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou, por meio de publicação oficial na rede social X nesta segunda-feira (20), que um funcionário do governo brasileiro será expulso do país sob a acusação de tentar promover “perseguição política”. O órgão aponta ainda que houve tentativa de manipulação do sistema de imigração norte-americano para contornar procedimentos formais.
O servidor citado é Marcelo Ivo de Carvalho, que atua como oficial de ligação com o ICE, agência responsável pela imigração e controle de aduanas dos Estados Unidos. A manifestação foi divulgada pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, vinculado ao Departamento de Estado.
Natural de Santos (SP) e formado em Direito, Marcelo Ivo ingressou na Polícia Federal em 2003. Ao longo da carreira, ocupou cargos relevantes, como o comando da delegacia da corporação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2016, e a função de delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado em São Paulo, entre 2018 e 2021.
O delegado também esteve envolvido em um acidente de trânsito em outubro de 2016 que resultou na morte de um motociclista. Na ocasião, ele conduzia o veículo com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de um ano. Em setembro de 2020, a Justiça de São Paulo o absolveu por falta de provas.
Desde 2023, Marcelo Ivo atua como oficial de ligação da Polícia Federal em Miami, nos Estados Unidos. Até o momento, não há informações sobre posicionamento oficial do governo brasileiro em relação ao caso.



