
Galhos recolhidos durante os serviços de manutenção urbana podem ganhar uma nova utilidade em Pinhalzinho. Com a aquisição de um triturador, a Prefeitura passou a transformar esse material em pequenos fragmentos de madeira, que facilitam o transporte e podem ser reaproveitados na produção de composto orgânico.
O equipamento é utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e tem como objetivo otimizar o trabalho das equipes responsáveis pela coleta e destinação dos resíduos vegetais. Ao reduzir o volume dos galhos, a máquina torna o manejo do material mais prático e contribui para agilizar as operações.
Após a trituração, parte dos resíduos é destinada ao Horto Municipal, onde é utilizada na produção de composto orgânico para a adubação de plantas e flores. Dessa forma, o material resultante dos serviços de manutenção deixa de ser apenas um resíduo e passa a integrar o processo de cultivo realizado pelo município.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ederson Weizenmann, afirma que a aquisição faz parte de um conjunto de melhorias na estrutura de trabalho da pasta. Segundo ele, os novos equipamentos contribuem para qualificar os serviços prestados à população.
“Muitos equipamentos estão chegando para qualificar os serviços do município. O prefeito Alessandro Beltrame e a vice-prefeita Francieli Werlang vêm atendendo às nossas solicitações, proporcionando melhores condições de trabalho. Também quero destacar o empenho da nossa equipe, que se dedica diariamente para atender às demandas da população. Com mais estrutura e o comprometimento dos servidores, conseguimos avançar e oferecer serviços cada vez melhores”, ressalta.
Além de facilitar as atividades operacionais, o triturador amplia as possibilidades de reaproveitamento dos resíduos vegetais gerados na manutenção dos espaços públicos. A iniciativa também contribui para o abastecimento do Horto Municipal, com a utilização do material na produção de insumos para o cultivo de plantas e flores.











