Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 40% dos brasileiros dizem que o presidente Lula (PT) deveria disputar a reeleição em 2026. Outros 9% acham o vice, Geraldo Alckmin (PSB), deveria substituí-lo. Na sequência, aparecem os ministros do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 6%, e da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 5%.
É a primeira vez que a consultoria coloca essa questão na pesquisa. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Eleição de 2026
O levantamento também mostra que o presidente Lula lidera em todos os eventuais cenários de 1º e 2º turno na disputa para a eleição presidencial de 2026. Segundo o levantamento, Lula se mantém à frente de outros 9 nomes pesquisados: Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD).
Até julho, Lula empatava tecnicamente no limite da margem de erro com Tarcísio e, pelo segundo levantamento seguido, o resultado aponta para vantagem do presidente.