
A derrota eleitoral abriu espaço para divergências dentro da direita catarinense. As deputadas Ana Campagnolo e Júlia Zanatta, ambas do PL, trocaram indiretas nas redes sociais nesta semana, em meio às discussões sobre o futuro do campo conservador e as estratégias adotadas após o resultado das eleições.
O episódio ganhou força na quarta-feira (28), quando Ana Campagnolo publicou um vídeo de aproximadamente dez minutos com reflexões sobre os caminhos da direita. Reeleita deputada estadual e a mais votada de Santa Catarina, com cerca de 387 mil votos, ela defendeu uma autocrítica e questionou os resultados práticos das estratégias adotadas pelo movimento conservador nos últimos anos.
Na avaliação da parlamentar, a direita concentrou esforços excessivos nas disputas eleitorais e precisa investir na construção de bases locais e regionais mais sólidas. Campagnolo também criticou a atuação de setores que priorizam embates nas redes sociais, especialmente contra adversários internos.
“Para gravar vídeo ‘caçando traidor’, ‘expondo melancia’, aí um monte de gente faz, mas quais são os resultados práticos?”, questionou.
A declaração foi interpretada como uma crítica a práticas comuns entre grupos bolsonaristas, que frequentemente utilizam as redes sociais para apontar supostas divergências ideológicas e cobrar posicionamentos de integrantes do próprio campo político.
Júlia Zanatta reage nas redes sociais
A resposta veio na quinta-feira (29), quando a deputada federal Júlia Zanatta, também reeleita e recordista de votação para o cargo em Santa Catarina, republicou um vídeo de setembro no qual criticava os chamados políticos “melancia” — expressão utilizada para se referir a pessoas que, segundo seus críticos, demonstram alinhamento conservador publicamente, mas teriam posições diferentes nos bastidores.
Na publicação, Zanatta acrescentou uma mensagem que foi interpretada como uma resposta às reflexões de Campagnolo.
“Épico esse vídeo. Tem gente que não superou ainda. Muitos melancias ficaram pra trás. Outros surgiram para dar sustentação ao sistema. Eu não preciso ficar arrotando o tamanho da minha base. Os meus votos falam por mim”, escreveu.
A deputada também continuou as manifestações em seu canal no WhatsApp, intitulado “O Atalaia”, onde mantém contato frequente com apoiadores.
A troca de declarações ocorre em um momento de questionamentos dentro da direita sobre os rumos do movimento após o resultado eleitoral. Enquanto Campagnolo defende uma revisão de estratégias e o fortalecimento de estruturas políticas locais, Zanatta respondeu destacando sua votação e retomando críticas a integrantes que considera desalinhados com o conservadorismo.
Embora nenhuma das parlamentares tenha citado diretamente a outra em todas as manifestações, o conteúdo das publicações alimentou as interpretações de que há divergências sobre a condução política e as prioridades do grupo.
Seja o primeiro a comentar.

Escolhidas pelas curtidas dos leitores
1
2
3
4
5