A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30 realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma nova reunião para discutir os avanços na participação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
O coordenador do colegiado, deputado Mauro De Nadal (MDB), destacou que já esteve no Pará em duas ocasiões para organizar a logística da participação catarinense. Segundo ele, está em construção, junto à Assembleia Legislativa do Pará e à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a criação de um espaço conjunto para todos os parlamentos estaduais do país.
“Esse ambiente concentrado poderá abrigar painéis de discussão e permitirá levarmos o ponto de vista de Santa Catarina sobre os temas tratados”, afirmou Nadal.
A delegação catarinense deve concentrar sua presença na COP30 entre os dias 9 e 15 de novembro, período reservado para os debates parlamentares.
Audiências regionais e demandas da sociedade civil
O deputado Marquito (Psol), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ressaltou a importância de envolver a sociedade nas discussões. Para isso, estão sendo promovidas audiências regionais em diferentes cidades catarinenses, com participação de universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e órgãos públicos.
Já foram realizados encontros em Lages, Joinville e Criciúma. Ainda estão programadas audiências em Florianópolis, no dia 25 de setembro, e em Chapecó, em 3 de outubro.
“Esta COP tem uma característica que é a execução das metas estabelecidas. Temos percebido muita demanda de agricultores familiares, comunidades tradicionais e locais para que os recursos de financiamento da transição ecológica cheguem efetivamente à ponta”, destacou Marquito.
As contribuições recolhidas nesses encontros serão reunidas em um documento oficial que integrará a participação catarinense na COP30. Além de Mauro De Nadal e Marquito, participaram da reunião da Frente Parlamentar os deputados Mário Motta (PSD), Neodi Saretta (PT), Padre Pedro Baldissera (PT) e Fabiano da Luz (PT).
Sobre a COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). O evento deve reunir cerca de 40 mil pessoas, entre líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, para debater ações de combate às mudanças climáticas.
Entre os principais temas em pauta estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, financiamento climático para países em desenvolvimento, preservação de florestas, justiça climática, transição energética e soluções de baixo carbono.