
O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Fernando Krelling (MDB), fez um balanço positivo da oitava edição do Programa Alesc Itinerante, encerrada na tarde desta quarta-feira (29), no Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú.
Segundo ele, cada edição do programa reforça o papel do Parlamento em ouvir as demandas regionais e transformá-las em ações concretas.
“Mais uma vez, a Alesc deu espaço para as entidades, para os prefeitos, para os vereadores, que muitas vezes não conseguem ir a Florianópolis, se manifestarem. Conseguimos receber essas demandas e, através de emendas e de cobrança junto ao governo, lutar por melhorias para cada região”, afirmou Krelling.
Durante a passagem por Balneário Camboriú, que representou a Bancada do Vale do Itajaí, a Alesc aprovou 88 matérias em plenário, distribuídas em duas sessões ordinárias e quatro extraordinárias — sendo 56 projetos de lei e 32 proposições parlamentares, como moções, pedidos de informação e requerimentos.
A programação também incluiu dez reuniões de comissões, uma delas conjunta, e contou com a participação ativa da comunidade. Mais de 40 entidades e autoridades usaram a tribuna durante as sessões e reuniões, enquanto o cerimonial registrou a presença de 67 autoridades, entre elas 51 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
“O Alesc Itinerante é uma oportunidade única de nos aproximarmos de todas as regiões e termos acesso a questões pontuais de cada local. Assim, sabemos de tudo o que acontece, porque as pessoas nos apresentam suas demandas”, destacou Krelling.
Fernando Krelling é o 1º vice-presidente da Alesc (Foto: Jeferson Baldo/Agência AL)Em 2025, a Alesc já realizou três edições do programa, levando as atividades do Parlamento para diferentes regiões do estado. Além de Balneário Camboriú, São Miguel do Oeste (Bancada Regional do Oeste) e Mafra (Bancada Regional do Norte) também sediaram etapas do projeto.
Para o próximo ano, estão previstas duas novas edições do Alesc Itinerante, voltadas às bancadas do Sul e Serrana, com datas e cidades ainda a serem definidas.