
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 80 anos nesta segunda-feira (27) e entrou para a história como o primeiro presidente brasileiro a exercer o cargo com essa idade. Nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), Lula cumpre atualmente o seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto — após governar o país entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2011.
Com o marco, o atual chefe do Executivo supera o recorde de Michel Temer, que deixou a Presidência em 2018 aos 78 anos. O terceiro presidente mais velho a exercer o cargo foi Getúlio Vargas, que morreu aos 72 anos, em agosto de 1954. Já o mais jovem a assumir a cadeira foi Fernando Collor de Mello, aos 43 anos, em 1990.
O aniversário de Lula foi celebrado durante sua viagem oficial à Ásia. Na Malásia, o premiê Anwar Ibrahim ofereceu um jantar de gala com bolo e homenagens ao presidente brasileiro. Em entrevista coletiva no país, Lula declarou estar vivendo uma fase de plenitude.
“Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40 [anos]”, afirmou.
Nas redes sociais, o presidente agradeceu pelas mensagens e homenagens recebidas em Kuala Lumpur, capital malaia.
“Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados, que fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão.”
Antes de chegar à Malásia, Lula também havia sido homenageado na Indonésia, em celebração organizada pelo presidente indonésio Prabowo Subianto. O líder brasileiro aproveitou a ocasião para reforçar convites aos colegas estrangeiros para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, entre 10 e 21 de novembro.