Rádio Centro Oeste

Alesc fecha primeiro semestre com mais de 5 mil matérias analisadas

Com 81 sessões e 179 reuniões de comissões, Alesc intensifica diálogo com a sociedade e aprova 163 proposições

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
29/07/2025, 17:48
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Foto: Ascom)Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Foto: Ascom)

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por um ritmo acelerado de trabalho na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Entre janeiro e junho, os parlamentares analisaram 5.436 proposições em um total de 81 sessões,sendo 65 ordinárias e 16 extraordinárias.

A maior parte das matérias teve origem nas iniciativas dos próprios deputados, mas também chegaram à Casa propostas encaminhadas por outros órgãos, como o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Ao longo do semestre, 163 proposições foram aprovadas, abrangendo projetos de lei ordinária e complementar, além de decretos legislativos e resoluções.

Comissões atuantes e debates ampliados

Nas comissões permanentes da Alesc, o primeiro semestre também foi de forte atuação. Ao todo, foram 179 reuniões voltadas à análise técnica de projetos e à articulação de debates e eventos. Complementando esse trabalho, aconteceram 12 reuniões de frentes e fóruns parlamentares e encontros das seis bancadas regionais da Casa, fortalecendo a articulação com as diferentes regiões do estado.

Audiências, homenagens e seminários

A agenda de eventos legislativos também foi intensa. Nos seis primeiros meses do ano, a Assembleia promoveu 37 audiências públicas e 22 seminários e simpósios, abordando temas de interesse da sociedade catarinense.

Além disso, a Casa realizou 13 sessões solenes e 13 sessões especiais, momentos destinados a reconhecer instituições e personalidades com atuação relevante em Santa Catarina.

Parlamento em movimento

Um dos destaques do semestre foi a realização de uma nova etapa do programa Alesc Itinerante, entre os dias 10 e 11 de junho, no município de São Miguel do Oeste. A iniciativa levou o Parlamento até o Extremo-Oeste catarinense, onde os deputados deliberaram sobre pautas regionais e abriram espaço para ouvir demandas da população e de entidades locais.

Relacionadas:

Ouça ao vivo