Entre vaias e aplausos, Lula pede civilização nas eleições municipais
Presidente da República abriu a 25ª Marcha dos Prefeitos em Brasília
Prefeitos de todo o Brasil estão reunidos em Brasília na 25ª Marcha dos Prefeitos. O evento é organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) e espera receber neste ano mais de 10 mil mandatários municipais até a próxima quinta-feira (23).
Quem participou do ato de abertura foi o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também esteve acompanhado do seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Lula foi recebido com aplausos e vaias pelos prefeitos. Em sua fala o presidente pediu para que haja civilidade nas eleições municipais deste ano.
"Não permitam que as eleições façam com que vocês percam a civilidade. Esse país está precisando de harmonia, muito mais de compreensão", falou ele.
Mas o tema mais requisitado pelos prefeitos é a reoneração da folha de pagamentos, onde é pleiteada a manutenção do desconto de municípios com menos de 150 mil habitantes. Lula disse que já atendeu aos pedidos da CNM e anunciou a criação de novas regras para pagamento de precatórios.
"O governo apresentará novo prazo para financiamento de dívidas previdenciárias dos municípios com renegociação de juros e teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida. O governo apresentará novas regras para pagamentos de precatórios, a fim de facilitar a liquidação dos mesmos, e aliviar as contas públicas dos municípios por meio de um teto máximo de comprometimento da receita corrente líquida do órgão", disse Lula.