Governo de SC lança “Estação Inverno” para impulsionar turismo no inverno
Projeto prevê ações integradas para receber mais de 1 milhão de turistas entre junho e setembro

O governador Jorginho Mello lançou neste sábado (28), em Lages, a “Estação Inverno”, uma iniciativa estratégica para promover o turismo e valorizar as potencialidades da Serra Catarinense durante os meses mais frios.
Durante o lançamento, o governador apresentou um pacote de ações integradas que envolvem turismo, segurança, saúde, infraestrutura e energia.
“Estamos preparados para receber mais de 1 milhão de turistas. Melhoramos estradas, reforçamos a rede elétrica e ampliamos os investimentos em saúde e educação”, afirmou Mello.
A programação do evento incluiu degustações de vinhos de altitude, cervejas artesanais e pratos típicos, além de uma oficina de chimarrão. A secretária de Turismo, Catiane Seif, destacou o sucesso da campanha “Santa Catarina: O Inverno do Brasil é Aqui” e a projeção internacional gerada pela exibição da novela “Terra Forte”, com cenas gravadas na região.
Segundo dados da plataforma Amadeus, o interesse por viagens ao estado ultrapassa 3 milhões de buscas, com destaque para visitantes nacionais e internacionais, especialmente do Chile, EUA e Portugal. A conectividade aérea com voos diretos da TAP e da COPA Airlines tem impulsionado esse crescimento.
Além das ações promocionais, o governo estadual investe em melhorias estruturais como o programa Energia Boa, com seis novas subestações, e a expansão da rede de gás natural para a Serra. O Programa Estrada Boa também está requalificando rotas turísticas importantes, como a Serra do Corvo Branco.
Na área da saúde, hospitais receberam reforços em equipamentos e leitos, enquanto a segurança pública foi ampliada com mais efetivo e operações intensificadas. A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou o comprometimento do governo com os municípios serranos.
“É uma gestão municipalista, que olha para as cidades e fortalece nosso turismo”, disse.