Lançado primeiro edital do programa CNH Emprego na Pista
Iniciativa oferece 30 mil habilitações gratuitas para impulsionar a empregabilidade no estado

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou nesta terça-feira, 1º de abril, a abertura do primeiro edital de inscrições para o Programa CNH Emprego na Pista. Coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), o programa tem como objetivo promover a empregabilidade, disponibilizando gratuitamente até 30 mil carteiras de habilitação para diferentes categorias.
A iniciativa contempla as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). Além disso, serão oferecidas vagas para a inclusão de Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH, bem como para a mudança ou adição de categoria.
A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente do Detran-SC, Ricardo Miranda Aversa, do secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, e de diversas autoridades, incluindo o representante do SEST/SENAT e da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Maurus Fiedler.
“É um Programa que nós vamos dar 30 mil carteiras de motorista gratuitamente a entregador de pizza, a motoboy de forma geral, para mudança de categoria da CNH. Com o programa ele vai ter um emprego melhor, vai poder conduzir um caminhão com carga perecível ou perigosa, por exemplo. Enfim, nós vamos dar essa oportunidade. É o primeiro edital e vamos lançar os outros conforme a parceria que tivermos nos municípios com os Centros de Formação de Condutores, médicos, psicólogos. As taxas vão ser pagas pelo Estado com a colaboração do time de Credenciados do Detran/SC, que aderirem ao Programa. Vamos aumentar o número de pessoas habilitadas, transformando a CNH em uma carteira de trabalho para dar emprego e renda melhor para a nossa população”, pontua o governador Jorginho Mello.
Este é o primeiro de vários editais que serão lançados ao longo de 2024 e 2026. As vagas serão distribuídas entre os municípios que aderirem ao programa por meio dos Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos credenciados, que atuarão como parceiros fundamentais da iniciativa. A Escola de Governo (ENA) também será uma das instituições envolvidas no processo.
O primeiro edital disponibilizará 670 vagas para candidatos dos municípios de Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira. As inscrições e demais informações serão divulgadas pelo Detran-SC, garantindo transparência e acessibilidade ao programa.