Mais de mil adolescentes de todo o estado se reuniram nesta quarta-feira (1º) no Centro Sul, em Florianópolis, para o 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins. Durante o dia, eles trocaram ideias, elaboraram propostas e descobriram como funciona o dia a dia de um legislador, mostrando que o futuro da política pode estar nas mãos da juventude.
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Julio Garcia (PSD), destacou a importância do evento para aproximar os jovens da política:
“Queremos uma Alesc mais próxima da comunidade. Projetos como este permitem que os jovens vivam a experiência política, aprendam sobre o trabalho de um vereador e sintam o gosto por transformar a vida das pessoas. Tenho certeza de que muitos desses adolescentes se tornarão vereadores, prefeitos e deputados no futuro”, afirmou.
Criado em 2010, o programa de Vereadores Mirins busca aproximar estudantes do ensino fundamental do universo legislativo. Além de conhecerem as funções de um vereador, os jovens podem trocar experiências com colegas de outras cidades e se inspirar para atuar como cidadãos conscientes.
Segundo Mauro De Nadal (MDB), presidente da Escola do Legislativo, o objetivo é fazer com que os adolescentes participem ativamente da política, em vez de apenas observarem de fora:
“Queremos que eles entendam cada função e aprendam a importância de escolher seus representantes com consciência. É uma provocação para que eles se envolvam e contribuam para a sociedade, entendendo que a política é um instrumento de transformação”, explicou.
O evento também contou com a apresentação de projetos comunitários, como o Protetor Ambiental e Educação para o Trânsito da Polícia Militar Rodoviária, Proerd, SOS Desaparecidos, Conseg Mirim de Içara, Regimento de Polícia Montada, Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar.
Mais de 80 câmaras municipais participam atualmente do programa Vereador Mirim, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, na faixa etária do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Deputados estaduais, como Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD), Altair Silva (PP), Mauricio Peixer (PL) e Matheus Cadorin (Novo), também marcaram presença, reforçando a importância de investir na formação política da juventude.
O 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins prova que cidadania e política podem caminhar juntas desde cedo. E que, mesmo sendo jovens, esses adolescentes têm potencial para grandes ideias e mudanças concretas em suas comunidades.