Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Parlamentos Estaduais se mobilizam para a COP 30 em encontro em Belém

Deputado Mauro De Nadal representa Santa Catarina e destaca modelo sustentável do estado como exemplo para conferência climática da ONU

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
23/04/2025, 16:59
Atualizado há 2 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Mauro de Nadal representa o estado na COP 30(Foto: Ascom)Mauro de Nadal representa o estado na COP 30(Foto: Ascom)

A capital paraense será palco, nesta quinta-feira (24), de um encontro estratégico que reúne o colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O objetivo é discutir a participação dos legislativos estaduais na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

Representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), ex-presidente da Casa e atual coordenador da Frente Parlamentar de Fortalecimento da COP 30, levará à reunião as experiências e iniciativas do estado no enfrentamento das mudanças climáticas.

Durante o encontro, os participantes também visitarão o Escritório Oficial da COP 30 e obras de infraestrutura voltadas à realização do evento, que promete colocar Belém no centro das discussões globais sobre o clima.

Segundo De Nadal, o encontro tem papel fundamental na construção de uma atuação conjunta dos parlamentos estaduais na conferência.

“Precisamos enxergar a COP 30 não só como um desafio, mas como uma oportunidade. Um espaço para buscarmos recursos para questões como compensação ambiental para quem preserva e ampliação da cobertura de saneamento básico”, afirmou o deputado.

Além de debater a participação legislativa na COP 30, o evento será uma oportunidade para os estados apresentarem suas propostas e iniciativas. Santa Catarina, por exemplo, vem se destacando por seu modelo produtivo sustentável.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 38% do território catarinense é coberto por mata nativa. Em 2023, o estado registrou uma redução de 86% no desmatamento da Mata Atlântica, a maior entre os estados com esse bioma.

Paralelamente, ocupa o segundo lugar no ranking nacional de competitividade, atrás apenas de São Paulo, com o agronegócio representando 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

O deputado Mauro De Nadal também terá espaço para apresentar essas conquistas durante o encontro, ressaltando o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental no estado.

Está prevista ainda uma reunião entre De Nadal e o governador do Pará, Helder Barbalho, ocasião em que o parlamentar catarinense fará um convite oficial para que o chefe do executivo paraense visite Santa Catarina e compartilhe perspectivas sobre a COP 30.

Relacionadas:

Ouça ao vivo