PublicidadeTaça RCO

Pessoas com deficiência podem pedir transferência para seção eleitoral adaptada

O prazo para fazer a transferência para seções com acessibilidade vai até 8 de maio

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
20/02/2024, 18:48
Atualizado há 2 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
O pedido de troca do local de votação pode ser feito pela página Atendimento Online - Menu (Foto: TRE_SC)O pedido de troca do local de votação pode ser feito pela página Atendimento Online - Menu (Foto: TRE_SC)

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já podem solicitar a Justiça Eleitoral a troca do local de votação para seções com acessibilidade. Assim, eleitores ou eleitoras garantem o direito ao exercício do voto com segurança e autonomia.  

O prazo para fazer a transferência é até o dia 8 de maio. Após a data, a Justiça Eleitoral estará organizando as Eleições Municipais, marcadas para o dia 6 de outubro. 

Posso pedir a transferência pela internet?       

Sim. O pedido de troca do local de votação pode ser feito pela página Atendimento Online - Menu

Seções com acessibilidade

As seções com acessibilidade são aquelas que garantem acesso sem dificuldade a pessoas com deficiência. São locais sem piso irregular ou esburacado, com acesso a rampas e livres de qualquer obstáculo físico que impossibilite ou dificulte a pessoa com deficiência de entrar.

Nessas seções, também deve haver fones de ouvido para uso por pessoas com deficiência visual, além de fácil acesso (sem obstrução ou barreiras) à urna eletrônica. Segundo dados do TSE, foram instaladas mais de 155 mil seções eleitorais com acessibilidade no Brasil em 2022, ano de eleições gerais.

 

Relacionadas: