
O deputado estadual Mário Motta (PSD) divulgou o resultado do seu Edital de Emendas Participativas, que define os projetos beneficiados com os recursos do gabinete parlamentar em 2025. Neste ano, o edital recebeu 1.305 inscrições de todo o estado e 122 propostas foram contempladas, priorizando as áreas de saúde, educação, infraestrutura e cultura.
De acordo com o parlamentar, todo o processo foi conduzido com transparência, responsabilidade e participação popular, com o objetivo de distribuir os recursos públicos de forma técnica e justa.
“Por conta das limitações orçamentárias, apenas 9% das inscrições puderam ser contempladas”, explicou Motta.
Na região Oeste, 24 projetos foram selecionados. Entre eles está o do município de Pinhalzinho, que receberá R$300 mil para melhorias no Centreventos e no Ginásio Neuro Izidoro Bugnotto. A solicitação da emenda foi feita pelo vereador Léo Roos (PSD) em parceria com o vereador Juliano de Almeida (PSD), o presidente do partido Lucas Frozza e apoio de todo o PSD do município.
Centreventos é utilizado para grandes eventos esportivos e culturais(Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Outros municípios do Oeste também foram beneficiados, como União do Oeste, que vai receber R$106 mil para implantar tecnologia de realidade virtual nas salas de aula da rede municipal, e Chapecó, com projetos voltados à saúde e à inclusão social.
Em postagem nas redes sociais, Mário Motta celebrou os resultados e reforçou o caráter participativo da iniciativa.
“É com grande entusiasmo que anuncio os resultados do nosso Edital de Emendas Participativas deste ano. Esse é mais um avanço no nosso compromisso de direcionar os recursos públicos para atender às necessidades de todas as regiões do estado, de forma transparente, técnica e inovadora. Aos que nesta oportunidade não tiveram êxito, por favor, não desanimem: um novo edital será lançado já no dia 20 de novembro, e um novo caminho poderá ser traçado. Meu sincero agradecimento a todos que participaram e confiaram na nossa ideia diferente de tratar os recursos públicos. É o dinheiro do povo, retornando para o povo”.
O deputado destacou ainda que o novo edital será aberto em 20 de novembro, reafirmando o compromisso de manter o processo participativo e democrático na destinação das emendas parlamentares.