O Partido Social Democrático (PSD) realizou na manhã desta sexta-feira (10) um encontro regional em Saudades, no Oeste catarinense. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, filiados e simpatizantes da legenda, em um movimento de mobilização e fortalecimento da sigla para as eleições de 2026. Entre as principais lideranças presentes estavam o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia, e a ex-deputada estadual Marlene Fengler.
Durante o encontro, foram reafirmadas as pré-candidaturas de Julio Garcia à Câmara dos Deputados e de Marlene Fengler à Assembleia Legislativa, além do apoio do partido ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues, como nome do PSD para disputar o governo do Estado.
Em entrevista à RCO, Garcia destacou a importância de manter o diálogo com as lideranças locais e valorizou o papel do Oeste catarinense no desenvolvimento de Santa Catarina.
“Estamos fazendo um roteiro por diversos municípios, conversando com prefeitos, vices, vereadores e com a comunidade. O Oeste é uma região pujante, responsável em grande parte pela força econômica do Estado, não só no agro, mas também na indústria e no comércio”, afirmou.
O presidente da Alesc também elogiou a gestão de João Rodrigues em Chapecó e defendeu que a política seja feita com convergência e cooperação.
“Briga política não resolve nada. Sempre que a gente puder convergir, melhor. A Assembleia tem funcionado assim, com espírito de união em prol de Santa Catarina. João Rodrigues é uma grande liderança e tem colocado Chapecó em um patamar de destaque que orgulha o Estado”, completou.
Já Marlene Fengler comemorou o retorno à disputa eleitoral e ressaltou a importância da representatividade feminina na política.
“Perder uma eleição é um processo difícil, mas hoje estou feliz porque vejo a região abraçando a causa. Uma candidatura precisa ser construída coletivamente. É gratificante sentir esse apoio e ver que as pessoas acreditam em projetos sérios e comprometidos. Precisamos ocupar espaços de decisão. É desafiador, porque as mulheres acumulam muitas funções, mas é participando que conseguimos mudar a realidade. É preciso coragem para estar na política, e coragem é algo que nós, mulheres, temos de sobra”, destacou.
O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, anfitrião do evento, celebrou a presença das lideranças e reforçou o espírito de união do partido na região.
“Foi um momento de alegria receber nossos correligionários e fortalecer o diálogo com as bases. O PSD é uma grande família e esse encontro mostra nossa disposição de construir candidaturas sólidas e viáveis para o futuro”, afirmou.
O encontro em Saudades marcou mais uma etapa da mobilização regional do PSD no Oeste catarinense, no qual deve se repetir em outros locais de todo o estado, reforçando a unidade da sigla e projetando as principais lideranças para a disputa eleitoral de 2026.