Santa Catarina realiza 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal e lança programa “PET Levado a Sério”
Evento acontece no dia 30 de abril e marca o fortalecimento de políticas públicas em defesa dos animais

Santa Catarina dará um importante passo na luta pelos direitos dos animais. No próximo dia 30 de abril, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea estadual), promove o 1º Fórum de Prevenção da Crueldade Animal de Santa Catarina. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório da Granfpolis, em Florianópolis.
O Fórum faz parte das ações da campanha Abril Laranja, dedicada à prevenção da crueldade contra os animais, e visa promover o diálogo, a troca de experiências e a capacitação de gestores públicos, profissionais da saúde, assistência social e demais envolvidos com a causa. A iniciativa busca desenvolver soluções conjuntas para o combate aos maus-tratos e a promoção da guarda responsável no estado.
Durante o encontro, será lançado o edital do programa “PET Levado a Sério”, que prevê parcerias diretas com os municípios catarinenses. A proposta é fomentar ações efetivas em prol da causa animal, com apoio técnico e institucional do Governo do Estado.
O secretário da Semae, Emerson Stein, reforça a importância da união de esforços.
“É uma iniciativa do nosso governador que prevê parcerias diretas com os municípios, onde fomentarão ações efetivas em prol da causa animal. A nossa campanha Abril Laranja reforça que a luta contra a crueldade animal é uma responsabilidade de todos. Conscientização e denúncia são ferramentas essenciais para garantir um futuro mais longo e seguro para os animais”, disse ele.
Além do lançamento do programa, o Fórum será um espaço para que prefeituras formalizem sua adesão ao “PET Levado a Sério”, com a expectativa de criar uma rede estadual de proteção animal fortalecida e integrada.