Rádio Centro Oeste

São Miguel do Oeste sedia a primeira parada do Alesc Itinerante de 2025

Oeste catarinense foi o último a receber a sessão descentralizada em 2024 e será a primeira região neste ano

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
27/05/2025, 12:15
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Em 2024 a sessão Itinerante Alesc no Oeste foi realizada em Chapecó  (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Em 2024 a sessão Itinerante Alesc no Oeste foi realizada em Chapecó (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)

O programa Alesc Itinerante, que leva as atividades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para todas as regiões do estado, começa o calendário de 2025 por São Miguel do Oeste. O município do Oeste catarinense sediará a primeira edição deste ano nos dias 10 e 11 de junho, conforme o Ato da Mesa 399/2025, publicado recentemente.

A iniciativa consiste na transferência temporária da sede do Legislativo para variadas localidades do estado, com foco em pautas locais. Durante dois dias, todas as sessões plenárias e reuniões das comissões ocorrem no município anfitrião, aproximando o Parlamento da população e das demandas regionais.

Além de São Miguel do Oeste, outras duas cidades já foram confirmadas para receber o programa este ano: Mafra, no Norte, nos dias 5 e 6 de agosto, e Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, nos dias 7 e 8 de outubro. As regiões Sul e Serrana ficarão para 2026, com municípios ainda a serem definidos.

A escolha das cidades foi feita pelas bancadas regionais da Assembleia, e os locais exatos onde as atividades serão realizadas ainda serão divulgados. O Alesc Itinerante está previsto na Resolução 1/2025, aprovada em março, e dá continuidade à ação lançada no ano passado em comemoração aos 190 anos do Parlamento catarinense.

Em 2024, o programa percorreu cinco municípios: Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó. Durante essas edições, foram aprovadas 149 matérias legislativas, entre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição, com participação de 191 entidades regionais nas sessões e reuniões.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que assumiu o comando da Casa em fevereiro, garantiu a continuidade do Alesc Itinerante por mais dois anos. Segundo ele, o programa reforça o compromisso da Assembleia com a interiorização do debate político e a valorização das pautas regionais.

 

 

 

Relacionadas:

Ouça ao vivo