
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira (29), em Brasília, que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para a próxima terça-feira, dia 4 de novembro. O colegiado terá como objetivo apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no Brasil.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre, em nota oficial divulgada pela presidência do Senado.
Segundo o senador, a decisão foi tomada após entendimentos com Alessandro Vieira (MDB-SE), um dos autores do requerimento que deu origem à CPI.
A comissão será composta por 11 senadores titulares e sete suplentes e terá prazo de 120 dias para conduzir as investigações. Entre as atribuições dos parlamentares estão analisar o modus operandi das organizações criminosas, as condições de instalação e crescimento em diferentes regiões do país e suas estruturas de comando e decisão.
O objetivo final é identificar soluções efetivas para o combate ao crime organizado, inclusive com propostas de aprimoramento da legislação vigente.