Elevado do "futuro" em Maravilha chega a 34% e logo será realidade
Construção tem investimento superior a R$ 35 milhões

A construção do elevado no entroncamento das BRs 282 e 158, alcançou 34% de execução, de acordo com a administração de Maravilha. A obra, aguardada pela comunidade há mais de quatro décadas, representa um investimento superior a R$ 35 milhões e teve sua Ordem de Serviço assinada pelo Governo do Estado em 13 de julho de 2024.
A previsão é de que a construção seja concluída em 16 meses, com entrega prevista entre outubro e novembro deste ano. Conforme o secretário de Planejamento, Administração e Fazenda da cidade, Luciano De Marco, as etapas mais complexas da obra, como a terraplanagem e drenagem, já foram finalizadas.
"O processo de drenagem do córrego e a terraplanagem foram concluídos, o que exigiu um cuidado especial e acompanhamento ambiental. Agora, com a construção do segundo berço do viaduto, a obra deve acelerar ainda mais", afirmou De Marco.
Além dessas etapas, já foi executado um sistema de galerias para permitir a passagem fluvial. No momento, está em andamento a construção do segundo pórtico, que futuramente dará suporte à via que passará por baixo dele. Outra parte fundamental da obra que já foi concluída é o muro de gabião, utilizado para contenção de solo e garantindo maior estabilidade tanto ao terreno quanto à estrutura viária.
Responsabilidade da execução
A execução da obra está sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Gaia Rodovias e Construtora Oliveira, vencedoras do processo licitatório. O principal objetivo do elevado é desviar o trânsito pesado do centro de Maravilha, conectando as BRs 282 e 158. Essa melhoria no tráfego deverá otimizar a mobilidade na cidade e preservar as vias urbanas.
A BR-158, que desempenha um papel logístico fundamental na conexão entre o Norte e o Sul do Brasil, é uma das principais rotas de transporte de mercadorias entre o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, atravessando os estados de Santa Catarina e Paraná. Já a BR-282 liga os portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral catarinense, à fronteira com a Argentina, via Foz do Iguaçu.
Obras Interligadas e impacto na região
O contorno viário, com extensão de nove quilômetros, atravessa uma parte do município e se estende até a localidade de Pinheiro Grosso. A partir desse ponto, inicia-se o asfaltamento até a divisa com Bom Jesus do Oeste, que está em fase de execução. A responsabilidade sobre esse trecho municipal inclui a pavimentação entre Pinheiro Grosso e a divisa, onde uma ponte já foi concluída e a pavimentação está em andamento.