Chapecó sedia 25º Simpósio Brasil Sul de Avicultura
Evento reúne mais de 2,5 mil participantes e terá 16 palestras para debater o futuro da avicultura

Começa nesta terça-feira (08) em Chapecó o 25º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), evento consagrado como referência técnica na América Latina. Paralelamente, acontece também a 16ª edição da Poultry Fair. Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o simpósio será realizado até o dia 10 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
A expectativa é de reunir mais de 2,5 mil participantes, entre profissionais, estudantes, expositores e apaixonados pelo setor avícola. A cerimônia de abertura está marcada para às 17h desta terça-feira e contará com a presença do economista e comentarista Samy Dana, que ministrará a palestra inaugural às 17h40.
Dana é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e trará uma análise sobre o cenário econômico global e as possibilidades da inteligência artificial para a produtividade e competitividade no setor.
O evento contará com 16 palestras distribuídas em blocos temáticos que abordarão os principais desafios e inovações da cadeia avícola: Mercado e Nutrição, Abatedouro, Manejo e Sanidade. Entre os temas em destaque estão as exigências para exportações de carnes e grãos, qualidade de ingredientes, bem-estar animal, legislação como a Lei do Autocontrole e doenças como artrite e bronquite infecciosa.
Além da programação técnica, o simpósio também será palco de eventos paralelos, criando um ambiente propício para networking e troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas e regiões. De acordo com o presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, o reconhecimento do SBSA atrai cada vez mais atenção de empresas e especialistas do Brasil e do exterior.
“Todos os nossos palestrantes têm sólida trajetória profissional e científica. Essa conexão com o que há de mais atual garante que o setor permaneça na vanguarda das práticas sustentáveis e eficientes”, afirma.