A Epagri está entre as cinco finalistas da Premiação Agilidade Brasil 2025 – Edição Setor Público, que reconhece práticas inovadoras e bem-sucedidas de gestão ágil em organizações de todo o país, com foco na melhoria dos serviços e na entrega de valor à sociedade.
A cerimônia de premiação será realizada na próxima terça-feira, 26 de agosto, durante o evento Agile Trends GOV, em Brasília. O case apresentado pela Epagri, intitulado “Transformação Digital na Gestão Pública por meio de Plataforma Ágil”, destaca a criação de uma cadeia de valor hospedada em site público, que torna visíveis os fluxos de trabalho, padroniza processos e integra as áreas de pesquisa, extensão rural e ensino da empresa.
Entre os principais resultados alcançados estão o aumento de 103% no número de novos usuários — sendo 75% deles externos — e uma taxa de engajamento de 66%. Segundo o analista administrativo da Gerência Estadual de Planejamento da Epagri, Alan Steffens, o reconhecimento é motivo de orgulho:
“Esse prêmio reconhece os melhores casos de gestão ágil do país e a Epagri está concorrendo com gigantes como o Banco do Brasil, Caixa e Petrobras. Nosso destaque é a transformação digital por meio de uma plataforma pública, fácil de usar, que permite a qualquer pessoa entender o trabalho que desenvolvemos”, afirma.
De acordo com Steffens, a plataforma tem garantido maior eficiência interna, redução de burocracia e economia de recursos, além de servir como exemplo para outras instituições.
“Só em dois anos dobramos o número de usuários, com grande participação de públicos externos. Também temos processos que já apresentam retorno sobre investimento de aproximadamente 50%. Além disso, a ferramenta é fundamental no atual momento da Epagri, em que muitos servidores estão se aposentando, pois concentra todo o conhecimento necessário para manter as atividades em funcionamento”, explicou.
A plataforma pode ser acessada por qualquer cidadão no endereço cadeiadevalor.epagri.sc.gov.br.