Estiagem afeta produtores da região, mas soluções sustentáveis são incentivadas em Pinhalzinho
Produtores locais têm recebido incentivos para a instalação de cisternas gratuitas, além do apoio para a construção de fontes de água

A estiagem que atinge diversos municípios da região tem gerado sérios desafios, especialmente para os produtores rurais, que enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento de água em suas propriedades. Em muitas dessas áreas, os produtores têm contado com o auxílio de caminhões-pipa para transportar a água necessária, a fim de minimizar os impactos da seca nas suas atividades agrícolas e pecuárias.
Essa situação tem gerado preocupação na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pinhalzinho, que está monitorando de perto a situação. No entanto, o responsável pela pasta, Michael Krieser, destaca que, apesar da grave estiagem, ainda não há a necessidade de realizar o transporte de água para os produtores da região.
Segundo o secretário, os produtores locais têm recebido incentivos para a instalação de cisternas gratuitas, além do apoio para a construção de fontes de água, como alternativas sustentáveis para enfrentar a escassez hídrica.
"No momento não estamos precisando transportar água para nenhum produtor. Conversando optamos pela melhor forma dar incentivos para a construção de cisternas e aberturas de novas fontes de água. Nos últimos anos e neste, estamos trabalhando forte na proteção de nascentes, o que nos dá uma certa tranquilidade, no entanto, já temos perca de produção", explica.