Começou nesta terça-feira (9) e segue até quarta-feira (10), em Florianópolis, a 20ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC). O evento reúne mais de 1,2 mil mulheres de 48 cooperativas, incluindo representantes do Siccob Creditaipu e da CooperItaipu, de Pinhalzinho.
Com o tema “Raízes fortes, asas livres”, a edição de 2025 celebra duas décadas de história, valorizando o protagonismo feminino no cooperativismo. A proposta é destacar a importância das mulheres que mantêm seus vínculos com os princípios cooperativistas, ao mesmo tempo em que exercem sua autonomia para sonhar, criar e transformar.
A programação contempla palestras, apresentações culturais, momentos de convivência e troca de experiências.
“Este é mais um evento que mostra a força das catarinenses. Nos setores público e privado, na política, na ciência, cada vez mais, as mulheres mostram sua determinação e garra. E isso ocorre também no cooperativismo, que é uma das áreas mais importantes da nossa economia. E tenho certeza de que o aprendizado que todas as participantes terão aqui vai fortalecê-las ainda mais”, afirmou a vice-governadora, Marilisa Boehm.
A analista de Investimento Estratégia Social do Sicoob Creditaipu, Carol Bastian, avalia a participação no encontro estadual.
"Estamos em 25 mulheres, as quais fizeram a formação do Programa Mulheres Cooperativistas no ano de 2024. Saímos no domingo e segunda pela manhã, participamos da benção na Missa na Catedral da Madre Paulina em Nova Trento, partido dali, para o Costão do Santinho, onde começou hoje pela manhã o Encontro estadual de Mulheres Cooperativistas, com a participação de mais de 1.200 mulheres do estado de Santa Catarina".