Santa Catarina se destaca na produção de feijão com alta produtividade
Estado registra aumento na área plantada e supera marcas anteriores, impulsionado pelo clima favorável

Santa Catarina ocupa a oitava posição no ranking nacional da produção de feijão e segue em crescimento. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a projeção é de que a safra brasileira alcance 3,3 milhões de toneladas.
No estado, 76% da lavoura já foi colhida, registrando avanço de 9,8% na área plantada em relação à primeira safra anterior. Além disso, houve um incremento de 13% na produtividade. Dentre as regiões catarinenses, Planalto Norte, Planalto Sul e Oeste se destacam na colheita do grão. A região Oeste lidera em produtividade, alcançando 2.114 quilos por hectare, ultrapassando os 2.093 quilos por hectare registrados no Planalto Sul.
De acordo com o pesquisador Sydney Antonio Frehner Kavalco, da Epagri/Cepaf e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Feijão, o clima teve papel fundamental para os bons resultados da safra. As chuvas regulares do verão, combinadas com a alta luminosidade e temperaturas adequadas, favoreceram o desenvolvimento das plantas.
Além das condições climáticas, o pesquisador destaca que o uso de adubação orgânica e os novos cultivares desenvolvidos pela Epagri foram decisivos para impulsionar a produtividade no estado.