
O futuro da pecuária leiteira foi tema de um seminário promovido pela Sulcredi Âmplea e pela Unoesc, com apoio do Sebrae, reunindo especialistas, produtores, estudantes e famílias ligadas ao setor. O encontro teve como objetivo compartilhar conhecimentos, debater desafios e apresentar estratégias para aumentar a rentabilidade da produção de leite em meio ao cenário de instabilidade do mercado.
De acordo com o presidente da Sulcredi, Cleber Simionato, a capacitação dos produtores é fundamental para o fortalecimento do agronegócio.
“Fizemos esse evento para trazer os produtores e oferecer conhecimentos na atividade leiteira. O preço sempre é um gargalo dentro da atividade, mas com esses temas, com os conhecimentos e fazendo um planejamento dentro da propriedade, o custo de produção terá um diferencial para a atividade se tornar rentável”, destacou.
O seminário também abordou o mercado da agropecuária leiteira e apresentou alternativas para manter a renda mesmo com o preço do litro do leite em baixa. Segundo o engenheiro agrônomo Jonas Ramon, é possível alcançar bons resultados com planejamento e gestão eficiente.
“Nosso principal ponto foi o mercado leiteiro. Precisamos mostrar aquilo que dá certo na prática e, por isso, muitos produtores têm lucratividade apesar do cenário. O nosso produtor precisa saber o que fazer para baixar o custo e aumentar a produção”, explicou.