
Santa Catarina registrou o segundo maior crescimento populacional do Brasil entre 2025 e 2026, conforme as Estimativas da População divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28). O Estado alcançou 8.312.759 habitantes, crescimento de 1,54% em relação ao ano anterior.
O estado catarinense ficou atrás apenas de Roraima, que apresentou aumento de 3,01% na população estimada. Na sequência aparecem Mato Grosso, com 1,46%, e Goiás, com 0,96%. O resultado mantém o Santa Catarina entre as unidades da federação que mais vêm atraindo novos moradores.
Com o crescimento, Santa Catarina incorporou aproximadamente 125,7 mil pessoas à população estimada em relação a 2025. Mesmo com o avanço, o Estado permanece na 10ª posição entre os mais populosos do país.
Os números divulgados pelo IBGE têm como referência 1º de julho de 2026 e são utilizados em diferentes indicadores sociais, econômicos e demográficos. As estimativas também servem como parâmetro para o Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios.
Em Pinhalzinho, no Oeste catarinense, a estimativa populacional do IBGE aponta 24.419 habitantes em 2026. O número, porém, é inferior à quantidade de pessoas cadastradas nos serviços de Saúde do município.
Dados da Saúde de Pinhalzinho apontam que mais de 27 mil pessoas possuem cadastro no município, número superior à estimativa oficial de moradores. A diferença evidencia que a população que utiliza ou mantém cadastro na rede municipal de saúde pode ser maior do que aquela considerada na estimativa populacional do IBGE.
A diferença entre os números não significa, necessariamente, que todos os cadastrados residam permanentemente em Pinhalzinho. Cadastros na rede de saúde podem envolver pessoas que utilizam serviços do município por diferentes motivos. Ainda assim, os dados ajudam a demonstrar a demanda enfrentada pelos serviços públicos da Capital da Amizade.
O crescimento populacional também foi expressivo em diversos municípios catarinenses. Itapoá liderou a expansão percentual, com alta de 4,04%, chegando a 37.488 habitantes.
Passo de Torres aparece na sequência, com crescimento de 3,78% e população estimada em 15.421 pessoas. Barra Velha cresceu 3,77%, chegando a 54.854 moradores, enquanto Balneário Gaivota teve alta de 3,70%, alcançando 18.651 habitantes.
Completam a lista dos dez municípios catarinenses que mais cresceram Araquari, Guatambú, Bombinhas, Balneário Barra do Sul, Porto Belo e Balneário Piçarras.
No cenário nacional, o Brasil chegou a uma população estimada de 214,2 milhões de habitantes em 2026. Os dados divulgados pelo IBGE consideram a população residente estimada em 1º de julho.
Além de orientar políticas públicas e análises demográficas, as estimativas são importantes para o planejamento de serviços e investimentos e servem de referência para a distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Estados e Municípios.