Com o comércio confiante, mais vagas de emprego devem ser abertas em SC
Empresários preveem crescimento nos negócios para os próximos meses
Os comerciantes de Santa Catarina estão otimistas quanto à melhora dos negócios para os próximos meses. Isso é o que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) divulgado pela Fecomércio/SC. A confiança faz com quem os empresários estejam dispostos a contratar visando o crescimento das vendas.
Os dados apresentados indicam que a confiança dos proprietários subiu 1,5% do mês de outubro para novembro. Isso também refletiu nas perspectivas futuras, onde houve um crescimento de 3,2% quando questionados sobre a convicção do aumento de vendas nos próximos meses.
O governador Jorginho Mello atribui o resultado ao bom momento da economia catarinense.
“A economia de Santa Catarina cresce acima da média nacional e o Governo do Estado está fazendo o dever de casa. Estamos investindo em infraestrutura, atraindo investimentos privados e qualificando nossa mão de obra. Tudo isso melhora a competitividade de Santa Catarina e anima o nosso empresário”, destaca.
Com a confiança em alta, os empresários também estão de olho na contratação de novos funcionários, principalmente para o período de final do ano, Natal e temporada de verão.
“A nossa economia está muito aquecida, gerando emprego e renda em todos os setores. A taxa de desemprego em Santa Catarina caiu para 2,8%, a menor em 10 anos. Isso se reflete no comércio. O catarinense está comprando mais, viajando, investindo, fazendo refeições fora de casa. É um ciclo positivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
A abertura de novas vagas no comércio vem sendo positiva ao longo de todo o ano de 2024. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor gerou 15.948 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e outubro. Ao todo, o comércio emprega mais de 530 mil trabalhadores em Santa Catarina.