Indústria puxa a frente e geração de emprego em SC chega a mais de 52 mil vagas
Dados do Observatório FIESC mostra que estado tem muitas vagas para quem deseja trabalhar
Santa Catarina segue com a geração de muitas vagas de emprego. Nos dois primeiros meses do ano foram 52,2 empregos formais criados. Os dados do Observatório FIESC mostram que só o setor industrial empregou 29 mil pessoas entre janeiro e fevereiro.
Na sequência aparecem o setor têxtil, confecções, couro e calçados, construção, alimentos e bebidas, madeira e móveis. O setor de serviços gerou 19,3 mil vagas, o ramo agropecuário 3,8 mil e o comércio 99. Com esse números, Santa Catarina segue sendo o segundo estado que mais gera empregos no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina , Mario Cezar de Aguiar, diz que o crescimento está aliado à maior disponibilidade de crédito com menos taxas de juros.
“Isso impacta diretamente a produção de bens de capital, como o segmento de máquinas e equipamentos, por exemplo, que registrou crescimento de 28,5% na produção industrial em janeiro, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Essa tendência também se reflete na retomada da criação de vagas nesses segmentos”, disse ele.