O ex-ministro da Economia Paulo Guedes esteve em Balneário Camboriú na última quinta-feira (04), durante o Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC). Em sua palestra, Guedes defendeu a descentralização da renda e maior autonomia dos municípios como caminho para o fortalecimento do desenvolvimento regional.
“O país é rico, temos recursos. O dinheiro tinha que estar com os estados e municípios”, afirmou.
O discurso do economista foi acompanhado em silêncio pelos gestores presentes no evento que reuniu mais de cinco mil participantes ao longo de três dias. Ao traçar um panorama econômico, Guedes relembrou sua atuação no governo federal e em fóruns internacionais, quando dizia que o Brasil tinha papel estratégico no cenário global.
“Eu sempre dizia: ‘o Brasil está aqui, o Brasil é amigo’. Temos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo, e onde podemos achar proteína para tudo isso? No Brasil. Onde podemos achar energia sem desmatar a floresta amazônica? No Brasil. Eu sempre defendi, o Brasil está aqui”, destacou.
Entre as autoridades presentes, estiveram os deputados estaduais Luciane Carminatti, Marquito, Mário Motta, Antídio Lunelli e Maurício Peixer, além da deputada federal Caroline de Toni e do senador Esperidião Amin.
Durante a solenidade, a FECAM lançou oficialmente a próxima edição do COMAC-SC, marcada para os dias 5, 6 e 7 de novembro de 2026, que mais uma vez reunirá lideranças e gestores para debater o fortalecimento do municipalismo catarinense.