
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, iniciou um amplo programa de desassoreamento de rios em diferentes regiões catarinenses. Pela primeira vez, o Estado firmou convênios com 48 municípios para execução das obras, além de realizar intervenções diretamente pela própria secretaria.
Ao todo, mais de 350 quilômetros de rios devem passar por serviços de limpeza e desassoreamento. O investimento supera R$ 227 milhões e integra um conjunto de ações voltadas à prevenção de enchentes, mitigação de desastres naturais e proteção da população.
Uma das obras em andamento ocorre no município de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí. Nesta semana, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, visitaram os trabalhos realizados na região.
No município, as intervenções contemplam a limpeza do Rio Benedito e do Rio Forcação, totalizando 6,94 quilômetros de extensão. O investimento é de aproximadamente R$ 548 mil, repassado por meio de convênio estadual. Até o momento, cerca de 4 quilômetros já foram executados.
Durante a visita, o governador destacou a importância das ações preventivas para reduzir os impactos das cheias nas cidades catarinenses.
“A água do rio só quer uma coisa: chegar ao mar, se a gente atrapalha o caminho, ela transborda e invade as cidades. A limpeza dos rios foi negligenciada por décadas e agora a gente está fazendo isso com muita responsabilidade. Nós fazemos a dragagem para que aguentem o volume de água das chuvas. Mudamos o foco, agora a prioridade é prevenção e proteção, evitar que o estrago chegue na casa das pessoas”, afirmou Jorginho Mello.
Segundo a Defesa Civil estadual, em 2024 foram retomadas intervenções em rios que não recebiam obras desse tipo há mais de 40 anos, em municípios como Rio do Sul, Rio do Oeste, Mirim Doce e Presidente Getúlio.
Além disso, novas obras de limpeza fluvial estão em processo de licitação em Taió, Lontras e Rio do Oeste.
O secretário Fabiano de Souza afirmou que as ações fazem parte de uma estratégia estadual de prevenção e adaptação climática.
“Essas ações, somadas à construção de novas barragens e reformas das estruturas já existentes, ajudam a tornar Santa Catarina mais preparada e resiliente, especialmente diante de ocorrências associadas às chuvas intensas”, destacou.
As obras de desassoreamento consistem na remoção de sedimentos, galhos e materiais acumulados no leito dos rios, permitindo maior capacidade de escoamento da água e reduzindo o risco de transbordamentos.
Além da limpeza dos cursos d’água, os trabalhos incluem intervenções nas margens dos rios, com estabilização do solo e aplicação de hidrossemeadura, técnica utilizada para reduzir processos erosivos.
De acordo com o diretor de Obras e Projetos Especiais da Defesa Civil estadual, Douglas Leandro Meincheim, a medida melhora a capacidade hidráulica dos rios e reduz pontos de estrangulamento causados pelo acúmulo de sedimentos.
Segundo o Governo do Estado, o conjunto de ações integra uma estratégia ampla de prevenção de enchentes, incluindo construção e recuperação de barragens e obras de contenção para estabilização de margens em diversas regiões catarinenses.







