
Santa Catarina é o estado brasileiro com o maior número de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) em operação. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que o estado possui 255 empreendimentos ativos, o equivalente a 22,3% das 1.140 pequenas hidrelétricas em funcionamento no país.
O levantamento coloca Santa Catarina na liderança nacional, à frente de Minas Gerais, com 205 usinas, e Mato Grosso, com 131. Rio Grande do Sul e Paraná aparecem na sequência, com 123 e 116 unidades, respectivamente.
A maior concentração de pequenas hidrelétricas catarinenses está nas regiões Oeste e Meio-Oeste, que somam 143 empreendimentos. Também há unidades distribuídas pelo Vale do Itajaí, Sul, Norte, Grande Florianópolis e Serra.
Além da liderança atual, o estado projeta ampliar significativamente sua capacidade de geração de energia. Pelo menos 174 novas PCHs e CGHs estão em fase de projeto, licenciamento ou construção e integram o Programa Energia Boa, iniciativa do Governo do Estado voltada à expansão da infraestrutura energética e ao incentivo à geração de energia limpa.
Segundo a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, cerca de 100 desses empreendimentos devem iniciar as obras até 2027. O programa busca acelerar processos de licenciamento ambiental, autorizações e outorgas, reduzindo a burocracia para novos investimentos.
Atualmente, as 255 pequenas hidrelétricas em operação possuem capacidade instalada de aproximadamente 1 gigawatt (GW), representando cerca de 20% da capacidade total de geração de energia de Santa Catarina. Com os novos projetos previstos, esse potencial poderá ultrapassar 2,5 GW nos próximos anos.
Outro investimento estratégico anunciado pelo Governo do Estado e pela Celesc prevê a aplicação de R$ 411 milhões na construção de três subestações e novas linhas de transmissão no Planalto Serrano. A medida busca ampliar a capacidade de conexão de futuras usinas ao sistema elétrico catarinense.
Entre os projetos beneficiados está a PCH Santo Cristo, localizada em Capão Alto, na Serra Catarinense. A usina foi contemplada em leilão da Aneel e deverá fornecer energia ao sistema nacional a partir de 2030.
As pequenas hidrelétricas são consideradas alternativas importantes para a geração distribuída de energia e o desenvolvimento regional. Por terem menor porte, as CGHs e PCHs demandam áreas reduzidas para implantação e, em muitos casos, apresentam menor impacto ambiental quando comparadas às grandes usinas hidrelétricas.







